quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Uma parábola para hoje

Ler a “Parábola das dez virgens” (Mateus 25.1-13) me fez refletir sobre algumas atitudes que tomamos na vida. Certo que Jesus usou essa história para compará-la com o fato de estarmos preparados para Sua volta. Mas além desta, fiquei pensando de que outras formas isso aplica-se na prática corriqueira do nosso dia a dia…


Eram dez moças, e todas estavam à espera de um acontecimento, assim como nós sempre estamos também. Cinco delas porém, não tinham azeite suficiente para manter suas lâmpadas acesas por muito tempo. Não estavam preparadas. Elas ficaram pelo caminho. As outras cinco, por sua vez, já haviam, de antemão, providenciado azeite tanto para o tempo que gastariam esperando, quanto para acompanhar o noivo quando ele chegasse. Elas estavam preparadas. Elas seguiram para a próxima etapa. Acompanharam o Noivo.


Quantas vezes temos ficado pelo caminho dos acontecimentos na nossa vida… quantas vezes deixamos para ir ao mercado na última hora, e então a oportunidade vem e vai embora sem nos levar com ela. E quantas vezes também deixamos que pessoas usem do nosso azeite, levando consigo nossa energia, ou nossos sentimentos, ou mesmo aquilo que poderia se tornar parte das nossas melhores lembranças. Quantas vezes deixamos de ver tudo que há de bom e de bonito bem perto de nós, por deixarmos ficar tudo escuro ao nosso redor. Quantas vezes não estamos preparados diante do desafio simplesmente porque não compramos azeite… ou não guardamos o dinheiro, ou não estudamos mais, ou não terminaos a conversa, ou não fizemos a amizade ou não demos ouvidos ao amor. Quantas e quantas vezes… a hora certa nos encontra na penumbra das nossas próprias decisões.


Não podemos refazer o que já passou, pois diferentemente de um texto digitado, nossos dias não podem ser apagados e reescritos de uma forma melhor, mas podemos decidir agir de outro jeito, com uma nova atitude, tornando-nos alertas e preparados para quando os acontecimentos vierem a nós… para quando Deus puser diante de nós a oportunidade que tanto ansiamos.


Que, a exemplo das “virgens prudentes”, estejamos com nossas lâmpadas acesas para que, ao chegar, o Noivo nos encontre preparados, completos, tendo vivido plenamente, a cada dia, Sua agradável, boa e perfeita vontade.


R. 27.10.09


"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir" (Mt 25.13)



Um comentário:

  1. Muito bom o txt Renata. A aplicação da parábola foi excelente, pois assim como as jovens néscias, eu tb muitas vezes ñ estou preparado para todas as oportunidades q chegam até a mim. Vou ficar alerta ao azeite da minha lâmpada. Vc esta escrevendo cada vez melhor. Qdo publicar o livro me avise. Quero comprá-lo.

    ResponderExcluir